Lançamento do álbum oficial da Copa do Mundo FIFA 2014 - 02/04/2014

BUSCA

PANINI LANÇA ÁLBUM DE FIGURINHAS OFICIAL DA COPA DO MUNDO

Lançamento do álbum oficial da Copa do Mundo FIFA 2014

31 de março de 2014

São Paulo - A PANINI - líder mundial no setor de colecionáveis com presença em mais de 100 países - anuncia o lançamento da coleção de figurinhas mais esperada pelos fãs do futebol em todo mundo: o álbum oficial de figurinhas da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™. O produto chega às bancas em todo território nacional a partir do dia 4 de abril.

A PANINI - que publica os álbuns da Copa do Mundo desde 1970 - detém os direitos exclusivos garantidos pela FIFA para produzir e vender o álbum oficial de figurinhas, cards colecionáveis e card games para o campeonato de 2014. A campanha de divulgação destes produtos dá início a um dos maiores eventos esportivos de todos os tempos e, a partir de agora, os colecionadores poderão entrar no espírito do campeonato com o álbum oficial de figurinhas da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™.

Depois de mais de 60 anos, a maior competição do futebol volta a se realizar no Brasil. Para celebrar o evento, a PANINI inova na organização gráfica do produto ao utilizar a comunicação da FIFA associada aos elementos e cores do Brasil na capa e nas páginas do álbum de figurinhas.

As 32 seleções participantes do torneio são representadas em desenhos gráficos que saltam aos olhos e incríveis imagens em figurinhas dos maiores astros do futebol mundial. Cada seleção é representada por 19 cromos distribuídos em duas páginas, com informações sobre a pontuação e classificação nas eliminatórias, tabela de jogos da fase de grupos, com indicação de datas e locais dos jogos e espaço para preencher os resultados, além do nome do país em 10 idiomas. O escudo de cada time constitui um cromo especial metalizado com efeitos holográficos. Ao todo são 640 cromos, incluindo 40 especiais.

O álbum traz a tabela geral para acompanhar a disputa desde a fase de grupos até a grande final, em 13 de julho, no Rio de Janeiro, além de imagens dos estádios e arenas que sediarão a competição, e figurinhas especiais metalizadas que retratam a bola oficial, a taça, entre outros importantes ícones do torneio.

 Nesta edição do álbum foi introduzido na capa, pela primeira vez, o ícone da PANINI para produtos relacionados ao futebol.

“Ficamos muito satisfeitos com o resultado final, pois marca a parceria histórica entre a PANINI e a FIFA e reforça nosso foco no futebol”, comenta o presidente da Panini no Brasil, José Eduardo Severo Martins. “Esta será, sem dúvida, uma coleção memorável para toda uma geração, e que certamente ficará marcada para as gerações futuras”, complementa Martins.

 Além do álbum e da coleção de figurinhas, está previsto o lançamento da coleção de cards oficiais Adrenalyn XL™ Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™, que reúne 416 cards contemplando as 32 seleções participantes da competição mundial (mais detalhes no release anexo).

 
PRODUÇÃO

 A produção do álbum é um longo processo que se inicia com dois anos de antecedência ao lançamento.  Com padrão de qualidade e conteúdo reconhecidos mundialmente, a multinacional italiana desenvolve um intenso trabalho na definição da relação dos jogadores que integram o álbum e no conteúdo das seleções nacionais. Para esse desafio, a PANINI mantém uma equipe com grande conhecimento na análise e processamento das informações e performances dos jogadores, bem como suas chances de escalação, contando com um know-how desenvolvido ao longo de 52 anos de experiência da empresa no mercado de colecionáveis sobre futebol, em parceria com os principais clubes do mundo e seleções nacionais.

 
 

 

TECNOLOGIA

 A PANINI acredita que a tecnologia complementa o perfil do colecionador atual e permite novas possibilidades de integração com o produto.


Álbum de figurinhas oficial online Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™

A coleção 2014 contará também com a versão online, hospedada diretamente no site da FIFA (http://www.fifa.com/stickeralbum/), que estará no ar a partir de 15 de abril. O álbum online contará com 11 figurinhas de jogadores de cada seleção entre outras, totalizando 391 cromos.  Para completar a coleção online, o usuário deverá digitar os códigos encontrados no verso das figurinhas especiais da coleção e visitar e interagir com o site da FIFA, além de poder trocar online com outros usuários.

 Aplicativo para os Colecionadores

Para auxiliar o colecionador a completar seu álbum de figurinhas físico e aproveitar ao máximo o intenso movimento de troca de figurinhas que tomará as ruas, praças, escolas e empresas por todo o País, a PANINI disponibilizará o Panini Collectors App – para ser baixado gratuitamente nas principais plataformas móveis, disponível em 11 línguas. Trata-se de um aplicativo exclusivo para smartphones e tablets. Após instalado, o dispositivo funciona como um checklist da coleção, indicando os cromos já colados, os repetidos e aqueles que ainda faltam. O aplicativo contará com opções para o usuário compartilhar a relação de cromos repetidos e faltantes com seus amigos nas redes sociais.


CAMPANHA DE DIVULGAÇÃO

 
A PANINI, que tem o futebol em seu DNA, investiu e preparou uma grande campanha nacional de divulgação do álbum envolvendo diversas plataformas, com o objetivo de fazer desta Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™ uma das mais marcantes da história, contribuindo para transformar as bancas, parques, praças, lojas, espaços públicos e privados de todo o País numa grande festa de confraternização e do esporte.

 Trata-se de uma campanha completa de marketing envolvendo todos os meios de divulgação, ativação e distribuição dos produtos oficiais da FIFA para um público heterogêneo de todas as idades.

 Entre os destaques deste agressivo plano estão: a contratação do jogador Neymar Jr. como garoto propaganda da campanha de divulgação do álbum, inclusive com envolvimento de sua rede social.  Outro destaque é o plano de produção. Serão distribuídos na primeira quinzena do lançamento mais de 8,5 milhões de álbuns por todo o País, com plano de reimpressão já previsto. Deste volume, mais de 6,5 milhões de unidades serão distribuídos gratuitamente nas bancas, em escolas, nos parques, em eventos, nos shoppings, nas lojas, nas empresas, em periódicos, etc.

A PANINI não pode deixar de citar também o desenvolvimento de eventos oficiais e apoio aos “extra-oficiais” de trocas de figurinhas, algo que a empresa incentiva bastante.

 Vale ressaltar a importância das parcerias promocionais com os patrocinadores e parceiros da FIFA – como, por exemplo, a parceria com a Liberty Seguros, dentro da qual haverá a distribuição, por todo o País, de 1,8 milhões de pastas plásticas protetoras para envolver e guardar o álbum. Deste volume, 1,5 milhões de unidades serão distribuídas por meio das bancas. E ainda, a PANINI, por meio de seus distribuidores, conseguiu incrementar sua rede de vendas em mais de 20%. É a força do álbum de figurinhas oficial da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™.

 A empresa também lançará a versão luxo do álbum – em capa dura, com páginas couché de maior gramatura, por R$ 24,90 e um novo produto para iniciar a coleção em grande estilo: uma caixa exclusiva estampada com a identidade visual do álbum contendo o álbum de capa dura e 30 envelopes de figurinhas, que estará disponível numa das maiores redes de livrarias do país -  que já começou batendo recorde de vendas.

A meta da empresa é atingir no período 8 milhões de colecionadores. “Será fantástico ver milhões de pessoas engajadas nesse desafio único. Só quem colecionou e completou um álbum da Copa do Mundo da FIFA sabe a experiência maravilhosa que é. Um troféu para gerações!”, finaliza o presidente da PANINI.

*Release disponibilizado pela Editora Panini




Voltar